EDITAL PARA SUBMISSÃO DE MINICURSOS
O comitê organizador convida a todos(as) os(as) interessados(as) para submeter propostas de Minicursos para o VIII CONGRESSO LATINOAMERICANO DE PALEONTOLOGIA DE VERTEBRADOS, a ser realizado de 14 a 19 de setembro de 2026 no campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na cidade do Rio de Janeiro/RJ.
DATAS IMPORTANTES
- Abertura da submissão de minicursos: em breve
- Encerramento do prazo de submissão: 10/11/2025;
- Divulgação das propostas selecionadas aos proponentes: 15/01/2026;
- Abertura para inscrições de minicursos: 05/02/2026;
- Data limite para inscrição nos minicursos: 30/07/2026.
ÁREAS TEMÁTICAS
Os minicursos poderão abranger qualquer área relacionada à paleontologia de vertebrados, tais como Curadoria, Tafonomia, Icnologia, Biogeografia, Paleoecologia, Paleoarte, Paleopatologia, Salvamento Paleontológico, Histologia, Sistemática, entre outros.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
- Todos os minicursos serão ministrados somente no dia 14/09/2026;
- Cada minicurso deverá ter duração de 8 horas, sendo 4h durante o período da manhã e 4h no período da tarde do dia 14/09/2026;
- O tema proposto deve ser de elevada relevância, prática ou teórica, e de amplo interesse para a paleontologia de vertebrados;
- Todas as propostas serão avaliadas pela Comissão Organizadora, as quais poderão ser aceitas ou rejeitadas;
- As línguas oficiais do evento são o Português e o Espanhol. Entretanto, é importante salientar que o evento não contará com tradução simultânea entre as línguas durante os minicursos;
- Todas as propostas devem ser submetidas por meio do formulário oficial, que deve ser preenchido e enviado para o e-mail agenda@usbrasildigital.com até 10/11/2025; Clique aqui para fazer o download do formulário
- O resultado da avaliação da proposta será enviado ao proponente para o e-mail de contato no ato da submissão até 15/01/2026;
- Não submeta uma proposta em caso de dúvida sobre a capacidade de cumprir todos os requisitos necessários para realização do curso.
ESTRUTURA DAS PROPOSTAS DOS MINICURSOS
1. Dados de Identificação
1.1. Título do minicurso
- Conciso e autoexplicativo, limitado a 200 caracteres, incluindo espaços.
1.2. Ministrantes
- Limitado a três ministrantes por minicurso;
- Nome completo de todos os ministrantes;
- Instituições às quais os ministrantes são vinculados;
- E-mails de cada ministrante;
- Telefone celular, com DDD, de cada ministrante;
- Currículo lattes de cada ministrante.
2. Ementa do minicurso
2.1 Resumo
- Conciso e objetivo, devendo informar a proposta do minicurso em no máximo 50 palavras.
2.2 Objetivos
Informar o motivo do minicurso estar sendo proposto (aprofundamento de aspectos específicos, apresentação ou comparação de tecnologias, formação de novas habilidades ou informação etc.)
2.3 Ementa
- Apresentar os tópicos que serão abordados;
- Informar se as aulas serão teóricas e/ou práticas;
- Informar os métodos que serão utilizados durante as aulas;
- Bibliografia recomendada para leitura.
2.4 Materiais de apoio
- Informar se o aluno precisará levar seu computador pessoal ou qualquer outro equipamento para poder participar do minicurso.
TERMOS DE RESPONSABILIDADE
1. Responsabilidades dos proponentes
- O proponente será o ponto de comunicação com a organização do evento para esclarecimento de questões práticas e eventuais alterações. Desta forma, o proponente deverá estar disponível para responder prontamente às questões referentes a sua proposta de minicurso para a comissão organizadora;
- O evento não oferecerá suporte logístico (traslado, hospedagem e alimentação) para os envolvidos nos minicursos. Portanto, cabe a cada proponente arcar com suas despesas para participação no congresso.
2. Responsabilidade da Comissão Organizadora
- Inscrição cortesia para participação no congresso aos ministrantes do minicurso proposto. Lembrando que serão aceitos até, no máximo, três ministrantes por proposta de minicurso;
- Equipamentos de áudio e vídeo (ex.: projetor para apresentação) serão disponibilizados. Qualquer outra solicitação além do básico disponível deverá ser apresentada previamente na submissão da proposta e está sujeita a avaliação da comissão.
CANCELAMENTO DE MINICURSOS
Para que um minicurso seja confirmado é necessário que atinja o número mínimo de 15 inscritos. Portanto, as propostas de minicursos que não atingirem o valor mínimo até a data limite de inscrição serão automaticamente canceladas, assim como a contrapartida de inscrição gratuita para os proponentes. Entretanto, tais proponentes poderão se inscrever normalmente no evento com valor referente ao primeiro lote.
DÚVIDAS E ESCLARECIMENTOS
Pedimos que todos leiam com atenção as informações referentes à elaboração das propostas antes de completar a submissão. Qualquer dúvida pode ser esclarecida através do e-mail agenda@usbrasildigital.com.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O FORMULÁRIO